Profundanças 3

"Profundanças 3: antologia literária e fotográfica" reúne, em sua maioria, autoras inéditas, há também aquelas que já publicaram livro autoral. Essa antologia integra um amplo projeto de difusão literária e se soma aos volumes 1 e 2, lançados (respectivamente) em 2014 e 2017. A intencionalidade do projeto é combater a concentração editorial, fator que tem alimentado a invisibilidade e o silenciamento de mulheres escritoras. O livro é resultado de uma ação colaborativa e sem fins lucrativos, portanto, ficará disponível para download gratuito por tempo indeterminado nesta página.

FICHA TÉCNICA
Organização: Daniela Galdino
Edição: Voo Audiovisual

Escritoras: A Luz Bárbara, Bárbara Uila, Cynthia C S Barra, Daniela Galdino, Ezter Liu, Francisca Araújo, Gessyka Santos, Isabelly Moreira, Joana Velozo, Jovina Souza, Marina Melo, MonaRios, Mônica Menezes, NegrAnória d'Oxum, Odailta Alves, Odília Nunes, Paula Santana, Raiça Bonfim, Tatiana Dias Gomes, Tereza Sá, Vânia Melo, Yasmin Morais.

Fotógrafes: Andreza Mona, Ângelo Azuos, Álvaro Severo, Analu Nogueira, Brenda Matos, Diego Mallo, Eline Luz, Fafá Araújo, Laís Aranha, Luísa Medeiros, Maria Ruana, Mariana Souto, Mylena Sousa, Nathália Miranda, Nathália Tenório, Renata Pires, Sarah Fernandes, Silvia Leme, Tacila Mendes, Tom Correia, Uiara Moura, Yalli Borges.

Produção: Daniela Galdino, Edson Bastos e Henrique Filho.
Assessoria de Imprensa: Elis Matos, Iajima Silena, Lucirley Alves.
Designer: Otávio Rêgo
Social Media: Dandara Galdino, Laísa Eça
Fotógrafa homenageada (imagens capa e páginas de transição): Nátali Yamas

Página no facebook: @profundancas
Perfil do Instagram: @profundancas_antologia

Lançamento Virtual

23 de agosto

 

Palavras, imagens: oferendas coletivas

 Há 494 dias ecoa uma pergunta cortante e ainda sem resposta: quem mandou matar Marielle Franco? Para que essa pergunta não seja esquecida, dizemos: estamos conscientes de que as mãos dos carrascos não interromperam Marielle. De fato, ela virou semente e, em nome da sua memória de sonho/luta, estamos aqui.

O que temos a dizer nestes tempos de violência racial e de gênero que se associam aos ataques fascistas? Quais palavras brotam da nossa labuta diária quando o cotidiano é atravessado por incontáveis tentativas de aniquilamento das esperanças? Quais imagens podem representar as nossas formas de re-existência?

Este livro compõe a tríade desobediente e voltada à difusão da escrita de mulheres diversas e convergentes, cuja atuação sensível e política se dá à margem dos eixos dominantes (e limitados, ao nosso ver) de publicação literária. Enquanto houver concentração editorial – fator que tem alimentado a invisibilidade e o silenciamento de mulheres escritoras, sobretudo negras – haverá Profundanças e faremos coro com outras ações que têm transgredido essa lógica excludente.

Profundanças 3 soma-se às antologias literárias e fotográficas que lançamos em 2017 e 2014, compondo um mapeamento com dinâmica muito própria. Somos um projeto independente e colaborativo num país em que se elimina o Ministério da Cultura e outras agências de fomento. Ao mesmo tempo em que trazemos à tona este livro, seguimos lutando pela sobrevivência do que ainda restou de políticas públicas. Estamos nesses movimentos conjugados, mas como temos urgências, construímos o nosso caminho dissidente – a nossa guerrilha.

Nesta antologia estão 22 escritoras da Bahia, Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e São Paulo. Em sua maioria, inéditas; três delas com livros autorais já em circulação; uma contemplada por um expressivo prêmio literário. Ao acessar os capítulos de Profundanças 3, possivelmente xs leitorxs terão dificuldades em categorizá-las – isso porque tudo aqui se articula para reforçar a horizontalidade, os fluxos e os encontros entre mulheres que escrevem a partir dos seus lugares de diferenças.

As palavras que escrevemos ninguém pode apagar. E são essas palavras que agora, irmanadas com imagens, lançamos às águas, soltando-as no imedível para que reverberem no íntimo de outros seres sensíveis que estão nos lugares inimagináveis, mas que existem e resistem como nós.

Profundanças 3 é o nosso livro-oferenda ao mundo, antes de tudo dedicado a Marielle Franco, que em 2019 teria completado 40 anos de idade. Para fortalecer os laços intergeracionais, nesta edição homenageamos Nátali Yamas, jovem fotógrafa negra com forte atuação em Itacaré e no território cultural do Litoral Sul (BA). Assim, ornado pelas várias mãos de escritoras, fotógrafes, produtoras e outres artistas visuais, este livro-oferenda toma corpo para alcançar margens, quintais, riachos, terreiros, mares, esquinas, encruzilhadas e compor diálogos. Queremo-nos confluindo as nossas diferentes formas de combates.

Agô!Pedimos licença às forças que regem o universo e fazemos o convite para que, juntes, naveguemos por estas águas cintiladas por transgressões, esperanças, desobediências, intensidades e singelezas.

Marielle Franco presente!

Daniela Galdino (Organizadora)

Comentários

Leave a Reply