Notícia

‘A Vida é Sonho’ – Cineastas baianos lançam roteiro de longa com temática LGBTQIA+

A vida é sonho e pode ser mais leve, mais acolhedora e mais livre. Este é o sentimento que o casal de cineastas baianos Edson Bastos e Henrique Filho, sócios da Voo Audiovisual, pretende inspirar com o roteiro do longa-metragem de ficção ‘A Vida é Sonho’, desenvolvido com apoio financeiro do Programa Aldir Blanc Bahia. O projeto promove, no dia 02 de abril, uma live onde será abordado o processo de desenvolvimento do roteiro com a participação dos profissionais envolvidos e, no dia 03 de abril, uma oficina gratuita de roteiro

A vida é sonho conta a história de Júnior, um adolescente de 18 anos, nascido em Ipiaú, Bahia, onde é reprimido sexualmente e se vê diante da não aceitação de sua família. Então, foge para a capital baiana em busca de liberdade, se descobre no universo LGBTQIA+, e é desafiado a romper diariamente preconceitos impostos pela cultura heteronormativa. Sua jornada traz seus dramas e as alegrias de suas descobertas, mostrando a superação do protagonista e a liberdade por ele conquistada.

O roteiro nasce em um momento em que, apesar dos avanços jurídicos, o Brasil figura como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Queers, Intersexuais, Assexuais). Além disso, a Bahia não é um estado que se destaca em relação às narrativas audiovisuais que versem sobre o tema. Logo, a história de ‘A Vida é Sonho’ busca fortalecer e encorajar o universo simbólico e a luta urgente pelos direitos e pela vida. 

Edson e Henrique explicam que este projeto contém diversas de suas vivências pessoais. Juntos há 12 anos, ambos são nascidos na cidade de Ipiaú e sofreram homofobia durante a infância e adolescência. “Trata-se de uma história dramática, romântica, musical e cômica. Um filme divertido e que conta uma história universal, mas com a forma baiana de falar, pensar e ser. Busca, principalmente, o diálogo com aqueles que estão vivendo situações narradas pelo filme. É sobre se reconhecer na tela, se sentir amparado, ter orgulho de sua comunidade e encontrar a felicidade em ser quem é. O filme pretende mostrar a necessidade do sonho para buscarmos viver a vida com mais leveza, pois a luta por igualdade de direitos é diária”, explicam os roteiristas.

Foram três meses desenvolvendo as etapas de escrita do roteiro até chegar ao primeiro tratamento. Durante esse processo, os roteiristas contaram com a consultoria do especialista Gildon Oliveira, experiente profissional da dramaturgia para Teatro, Cinema e Televisão. A equipe soma outros profissionais que atuaram durante o desenvolvimento do roteiro, como as assistentes de direção Lilih Curi e Johsi Varjão; os consultores, João Hugo e Amana Casas; o revisor, Vércio Gonçalves; a assistente de produção, Laísa Eça; o tradutor Daniel Martins; e a designer Kaula Cordier. 

“Percebemos ‘A vida é Sonho’ como um projeto com potencial de grande público quando for filmado, pois foi desenvolvido por pessoas que possuem vivência sobre a cultura LGBTQIA+, o que cria conexão com os espectadores. O roteiro une interior à capital e desenvolve uma narrativa contemporânea, com problemáticas do nosso tempo, mas trazendo um desfecho inspirador”, comemoram os roteiristas. Agora, com o retiro pronto, pretendem buscar financiamento para gravar o filme.

O roteiro de ‘A Vida é Sonho’ será divulgado no site www.vooaudiovisual.com.br e ficará disponível para apreciação do público entre os dias 09 e 16 de abril.

Vagas para Oficina gratuita de Roteiro + Live com a equipe 

Além do roteiro, o projeto “A Vida é Sonho’ transborda as suas metas e busca multiplicar o conhecimento e as percepções deste processo para profissionais e estudantes e demais interessados na sétima arte.

Assim, no dia 02 de abril, às 19 horas, será realizada uma live sobre o desenvolvimento do roteiro do longa-metragem, com participação de Edson Bastos, Henrique Filho, do consultor de roteiro Gildon Oliveira, da psicóloga Amana Casas e do gestor da Casa Aurora João Hugo. O bate-papo será transmitido no perfil da Voo Andiovisual no Instagram @vooaudiovisual.

No dia seguinte, 03 de abril, de 14h às 17h, os cineastas realizarão uma oficina gratuita de Roteiro, com vagas prioritariamente direcionadas para o público LGBTQIA+ do interior da Bahia. Interessados devem se inscrever pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-roteiro__1166293
O desenvolvimento do roteiro de ‘A vida é sonho’ tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Henrique Filho e Edson Bastos

Sobre os roteiristas  

Edson Bastos – Cineasta de Ipiaú-BA, mestrando pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (Pós-Cultura/IHAC/UFBA). Especialista em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Ví­deo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Integrante do Grupo de Pesquisa: Cultura e Subalternidades “Epistemologias da Subalternidade no Cinema Brasileiro Contemporâneo (Pós-Cultura/IHAC/UFBA). Sócio-administrador da Voo Audiovisual. É roteirista, produtor e diretor dos curtas Veras (2006), Joelma (2011), Cine Éden (2013), É proibido menino calçado entrar na escola (2013) e Astrogildo e a Astronave (2016). Dos longas A professora de música (2016), Dr. Ocride (2018) e Cinema de Amor (2019). Também é Produtor Executivo e Diretor Artístico do Festival de Cinema Baiano – FECIBA (2011-2016 e 2021) e Circuito Cine Éden (2014, 2017 e 2020).

Henrique Filho – Cineasta de Ipiaú-BA, graduado em Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz. Dirigiu O filme de Carlinhos (2014) – mais de 30 festivais nacionais e internacionais, participante da Short Film Corner do 68th Festival de Cannes, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor de 08 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Curta Vale 2014, além de Melhor Filme de Ficção no 4º Macaé Cine, Melhor Curta de Ficção no I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Chile). Diretor, Roteirista e Montador dos longas-metragens “Dr. Ocride” (2018), eleito Melhor Longa Baiano pelo Júri Jovem e Melhor Longa Baiano pelo Júri APC BAHIA – Troféu Marielle Franco no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema e de “Cinema de Amor” (2019), ganhador de 03 prêmios no XV Panorama Internacional Coisa de Cinema: Melhor Longa Baiano – Júri APC, Melhor Longa Baiano – Júri Jovem (Troféu João Carlos Sampaio) e Melhor Longa Baiano – Júri Oficial.

SERVIÇO:

Live Bate-papo sobre o Desenvolvimento do Roteiro do Longa-metragem A vida é sonho
Data: 02/04
Local: instagram @vooaudiovisual  
Participação: Edson Bastos, Henrique Filho, Gildon Oliveira, Amana Casas e João Hugo.


Oficina gratuita de Roteiro 
Com Edson Bastos e Henrique Filho
Data: 03/04,de 14h às 17h
Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/oficina-de-roteiro__1166293


Divulgação do roteiro
De 09 a 16/04/2021, aqui no site da Voo.

postar um comentário.