
Fim das gravações do documentário sobre Euclides Neto
Voo Audiovisual conclui última etapa de filmagem do documentário Dr. Ocride
De 21 a 28 de fevereiro, aconteceu a última etapa de filmagens do documentário Dr. Ocride, dirigido por Edson Bastos e Henrique filho, abordando a história do advogado, político e escritor, Euclides Neto.
Além de colherem mais alguns depoimentos no Cinema do Museu da SALADEARTE, a equipe reconstituiu cenas da vida de Euclides no estúdio da FTC, em Salvador. Para interpretar Euclides Neto, Agnaldo Lopes foi convidado pela semelhança física e pelo profissionalismo do ator, que também foi para Ipiaú e conheceu de perto a Fazenda Diamantina e alguns pontos da cidade.
Ator Agnaldo Lopes / Foto: Milena Palladino
A equipe voltou para Ipiaú-BA e filmou algumas cenas do cotidiano da cidade, incluindo a Fazenda do Povo, primeira experiência de reforma agrária da Bahia, além da Fazenda Diamantina, área que pertenceu a Euclides e possui uma atual reserva de mata atlântica.
Dr. Ocride começou a ser produzido em janeiro de 2017 e desde então, mais de 3 mil imagens foram digitalizadas, incluindo jornais, fotos e manuscritos, além de um acervo de vídeos familiares, palestras na OAB, entrevista ao Globo Rural e 06 rolos de película super-8 filmadas pelo próprio Euclides, quando era Secretário de Assuntos Fundiários, entre 1987 a 1989, no governo de Waldir Pires, na Bahia.
Ator Agnaldo Lopes / Foto: Milena Palladino
O documentário foi selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2016, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia e a ANCINE, através do Fundo Setorial do Audiovisual. Ainda não há data de lançamento, mas o filme já está pré-licenciado para ser exibido no canal fechado CineBrasilTV.
Dentre os depoentes estão os familiares Angélia Jaqueira (esposa), Espártaco Teixeira, Patrício Teixeira, Marcelo Teixeira, Denise Teixeira, Maria Angélia Teixeira (filhos), Sérgio Teixeira (sobrinho) e Luiza Maria Teixeira (irmã), pesquisadores como Eliesér César, Cid Seixas, Vitor Hugo Fernandes Martins, Baisa, Tica Simões, Albione Souza, Jorge Araújo e Rita Lírio, amigos e colegas de trabalho como Emiliano José, Edvaldo Santiago, Rui Patterson, Lourival Gusmão, além dos trabalhadores rurais da Fazenda do Povo, Vivaldo Neri, Valdemar Oliveira, Isabel dos Santos, Valdeci Santos, Almerinda Borges, Maria Borges, Laudicéia Santos, dentro outros.
Equipe / Foto: Milena Palladino
Dr. Ocride | Dir: Edson Bastos e Henrique Filho | Documentário | 70 min | 2018
Sinopse: O filme abordará a vida do escritor, advogado e político Euclides Neto (1925-2000). Conhecido como Dr. Ocride pelo povo, Euclides Neto notabilizou-se na luta pela Reforma Agrária. Além de ser um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, com 14 obras publicadas, sempre abordou a terra, colocando o trabalhador rural como protagonista da sua literatura. Formado pela UFBA, sempre defendia o trabalhador rural, pois sabia a situação de miséria e até mesmo do trabalho escravo a que alguns eram submetidos. Como prefeito de Ipiaú-BA, (1963-1967), norteou-se por práticas socialistas, como a Fazenda do Povo, o primeiro feito bem-sucedido da reforma agrária no estado da Bahia, projetando a cidade de Ipiaú a município modelo do Brasil. Fato este que também o levou a responder por inquérito militar durante a ditadura, em 1964. Foi também Secretário da Reforma Agrária da Bahia, no governo de Waldir Pires, implantando uma grande quantidade de assentamentos na Bahia, o maior da América Latina. O documentário mostrará como Euclides Neto direcionou sua vida e obra para dar voz aos trabalhadores rurais do sul da Bahia.
Equipe Técnica
Realização: Voo Audiovisual
Roteiro e Direção: Edson Bastos e Henrique Filho
Produção Executiva: Edson Bastos
Elenco: Agnaldo Lopes, Robson Willian, Manu Santiago, Daniel Becker, Carlos Scher e Flávio Marques
Ass. de Direção: Jamille Fortunato e Rafaela Uchoa
Assistente de Produção Executiva: Emerson Almeida
Direção de Produção: Viviane Jacó
Assistentes de Produção: Erika Moreira e Laísa Eça
Direção de Fotografia: Gabriel Teixeira
Eletricista: Everson Massaneiro
Still: Milena Palladino
Drone Ipiaú: Jean Paul e Marcolino (Ícone)
Direção de Arte: Carol Tanajura
Assistentes de Arte: Alícia Guerreiro, Dominique Faislon e Matheus Marques
Figurino: Diana Moreira
Maquiagem: Marie Thauront
Som Direto: Pedro Garcia
Programação Visual: Kaula Cordier
Montagem: Henrique Filho
13/03/2025
Circulação “Céu em Si” chega a Itabuna com performance e oficina gratuita
12/03/2025
Com prêmio de R$2 mil, Circuito Cine Éden abre inscrições para mostra de curtas em Ipiaú
11/02/2025
Curta-metragem “Ícone” retorna ao YouTube após sucesso e será licenciado pela TVE
07/02/2025
4º Circuito Cine Éden e 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia chegam a Ipiaú em Abril
Noticias Relacionadas
04/01/2025
Voo Audiovisual Lança Novo Site com Acessibilidade
24/11/2024
8º Festival de Cinema Baiano premiou cineastas e promoveu debates urgentes para o audiovisual
04/08/2024
Voo Audiovisual: Sócios Recebem Medalha de Mérito Cultural
04/08/2024
A Voo Audiovisual Recebe Prêmio de Trajetória no Cinema e Audiovisual da Lei Paulo Gustavo