Notícia

“A Jornada do Cineasta Independente – Da Concepção à Distribuição” oferece formação em Ipiaú, Bahia.

Ipiaú, Bahia – 02/04/2024 – O município de Ipiaú, na Bahia, receberá o curso “A Jornada do Cineasta Independente – Da Concepção à Distribuição”, ministrado pelos cineastas Edson Bastos e Henrique Filho. O curso, com carga horária de 40 horas/aula, acontecerá de 01 a 05 de maio de 2024 (quarta-feira à domingo), oferecendo uma oportunidade imperdível para aspirantes a cineastas e profissionais do audiovisual.

O curso será realizado presencialmente, dividido em aulas teóricas e práticas, no horário de 08h às 12h para a parte teórica e de 14h às 18h para a parte prática. A oficina acontecerá presencialmente na cidade de Ipiaú-BA e contará com 20 vagas.

Com um currículo rico em experiência prática e conhecimento teórico, Edson Bastos e Henrique Filho guiarão os participantes por uma jornada abrangente, fornecendo orientações essenciais desde a concepção da ideia audiovisual até a distribuição do filme. Os facilitadores são reconhecidos por sua contribuição significativa para o cenário audiovisual da Bahia.

O público-alvo do curso abrange uma ampla gama de profissionais e entusiastas do cinema, incluindo pessoas premiadas pelos Editais da Lei Paulo Gustavo de Ipiaú, videomakers, digital influencers, tiktokers, youtubers, profissionais do audiovisual de Ipiaú e região, aspirantes à cineastas, estudantes e toda a comunidade apaixonada pela sétima arte.

As inscrições serão realizadas por meio de um formulário online, disponível no link: https://forms.gle/ecFuZuidicde6Kuk8 e estarão abertas até o dia 15 de abril, exigindo informações pessoais e uma carta de intenção dos interessados. É importante ressaltar que os participantes devem ter uma frequência mínima de 75% para receber o Certificado de Participação.

Este projeto é financiado pelo EDITAL CINE ÉDEN DE AÇÕES ESTRUTURANTES DO AUDIOVISUAL – Edital 03/2023 do Município de Ipiaú/BA, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com recursos do Ministério da Cultura, Lei 125/2022 – “Lei Paulo Gustavo” e produzido pela Voo Audiovisual.

Para mais informações sobre as inscrições ou contato para Imprensa:

Link de Inscrição: https://forms.gle/ecFuZuidicde6Kuk8

Site: www.vooaudiovisual.com.br/jornada 

E-mail: contato@vooaudiovisual.com.br 

WhatsApp: (71) 99178-0965

_____________________________________

SERVIÇO:

Curso “A Jornada do Cineasta Independente – Da Concepção à Distribuição” oferece capacitação em Ipiaú, Bahia

Link de Inscrição: https://forms.gle/ecFuZuidicde6Kuk8

Vagas: 20 participantes

Carga Horária: 40 horas/aula

Facilitadores: Edson Bastos e Henrique Filho

Dias: 01 a 05/05/2024 (quarta-feira à domingo)

Horário: Teórica: 08h às 12h e Prática: 14h às 18h

Local: Ipiaú-BA

ATENÇÃO: Curso Presencial dividido em aulas teóricas e práticas. A pessoa inscrita precisa ter 75% de participação para receber o Certificado de Participação.

Produção: Voo Audiovisual.

_____________________________________

Sobre os Facilitadores:

Edson Bastos é natural de Ipiaú-BA. Mestrando pelo Pós-Cultura – Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Especializando em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas pela Escola Itaú Cultural. Especialista em Audiovisual pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências. Integrante do MINUS: Grupo de Pesquisa Cultura e Subalternidades – Epistemologias da Subalternidade no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Roteirista, produtor executivo e diretor dos curtas Veras (2006), Joelma (2011), Cine Éden (2013), É proibido menino calçado entrar na escola (2013), Astrogildo e a Astronave (2016) e Ícone (2021). Também roteirista, produtor executivo e diretor dos Telefilmes A professora de música (2016) e Dr. Ocride (2018) e do longa-metragem Cinema de Amor (2019). Diretor Artístico, curador e idealizador do FECIBA – Festival de Cinema Baiano (2011-2016; 2021) e do Circuito Cine Éden (2014, 2017 e 2020). Cineasta, roteirista, produtor, diretor, curador, gestor, pesquisador, parecerista e sócio administrador da Voo Audiovisual.

Henrique Filho é graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UESC (Ilhéus-BA). Sócio-diretor da empresa Voo Audiovisual, exerce principalmente as funções de roteirista, diretor e editor. Produz conteúdos diversos em audiovisual: filmes, séries, cobertura de projetos culturais, videoclipes, making-of, institucionais, entre outros. Dirigiu O filme de Carlinhos (2014) – mais de 30 festivais nacionais e internacionais, participante da Short Film Corner do 68th Festival de Cannes, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor de 08 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Curta Vale 2014, além de Melhor Filme de Ficção no 4o Macaé Cine, Melhor Curta de Ficção no I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Chile). Diretor, Roteirista e Montador dos longas-metragens “Dr. Ocride” (2018), eleito Melhor Longa Baiano pelo Júri Jovem e Melhor Longa Baiano pelo Júri APC BAHIA – Troféu Marielle Franco no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema e de “Cinema de Amor” (2019), ganhador de 03 prêmios no XV Panorama Internacional Coisa de Cinema: Melhor Longa Baiano – Júri APC, Melhor Longa Baiano – Júri Jovem (Troféu João Carlos Sampaio) e Melhor Longa Baiano – Júri Oficial.