Notícia

Oficinas e Exibições de Curtas em Ipiaú – Julho/2014 – Ficção

Voo Audiovisual, em parceria com o Colégio Estadual Profª. Celestina Bittencourt, apresenta o projeto “Mais Cinema na Escola”, que tem como objetivos a formação, produção e difusão do audiovisual, acontecendo durante 06 meses (de julho a dezembro de 2014) em Ipiaú-BA.

São oferecidas 06 oficinas (Roteiro, Direção, Produção, Direção de Arte, Direção de Fotografia e Edição/Sonoplastia) destinadas exclusivamente aos alunos do Colégio Celestina. Durante as oficinas os alunos estarão em contato com o cenário do audiovisual e deverão produzir um curta-metragem no final das oficinas. A primeira oficina a ser realizada será a de roteiro e terá como facilitador, o cineasta ipiauense Henrique Filho, diretor dos curtas, A fórmula (2011), O velho e os três meninos (2012) e O filme de Carlinhos (2014).

maiscinema_flyer_frente_cor

O Circuito Cine Éden também faz parte da programação do Mais Cinema na Escola, e irá realizar a exibição de diversos curtas-metragens divididos em 06 sessões, uma a cada mês. Na última apresentação, em dezembro, será exibido o curta realizado pelos alunos das oficinas. Todas as sessões acontecerão no Auditório do Colégio Celestina, são gratuitas e abertas à comunidade.

Localizado no centro de Ipiaú-BA, o Colégio Estadual Profª Celestina Bittencourt, possui 1100 alunos e uma tradição na utilização de iniciativas culturais que envolva o cinema. O Colégio já apoiou projetos como o Cineclube Nhaúma, em 2009 com exibições de longas-metragens e debates sobre cinema, no auditório da escola.

Paulo Cerqueira, diretor do Colégio Celestina, afirma que a ação cultural dialoga com o Projeto Político Pedagógico da escola pois contempla o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação as TICs,onde professor e aluno devem aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias. “Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo.”

O Projeto será executado pela Voo Audiovisual, produtora jovem e com um currículo de eventos que já fazem parte do Calendário Anual de Festivais do Estado da Bahia, como o FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece há 04 anos consecutivos na cidade de Ilhéus-BA, atraindo mais de 6 mil espectadores. Além de produzir obras de circulação internacional, como o curta Joelma, dirigido por Edson Bastos e premiado como melhor curta nacional eleito pelo público, no 19o Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, em São Paulo-SP.

“O Mais Cinema na Escola pretende desenvolver a formação do olhar de novos espectadores, objetivando maior capacidade crítica para a observação e leitura das obras cinematográficas, possibilitando aos participantes uma reflexão sobre a linguagem do audiovisual e como ela está presente, viva e influenciando o seu cotidiano”, é o que afirma Edson Bastos, Produtor Executivo e Coordenador de Projetos da Voo Audiovisual.

* Informações sobre os filmes que serão exibidos, no flyer em anexo.

maiscinema_banner_fb

Resumo

Assunto: Mais Cinema na Escola / Circuito Cine Éden

Data: 02 de agosto, sábado.

Horário: 18h00

Local: Colégio Estadual Profª Celestina Bittencourt

Cidade: Ipiaú-Ba

Entrada franca

 

Ficha Técnica

Produtor Executivo e Coordenador Geral: Edson Bastos

Coordenador de Comunicação: Henrique Filho

Coordenador de Produção: George Lima

Designer: Kaula Cordier

 

postar um comentário.