Tags:

Pixelando Online

O Projeto Pixelando, realizado em 2014, foi pensado para colaborar na iniciação ao audiovisual através de oficinas on-line. Busca capacitar internautas em diversas possibilidades existentes no processo de realização do audiovisual por meio de oficinas que discutem as etapas dessa técnica, são elas: Roteiro, Fotografia, Produção, Direção, Sonoplastia, Montagem e Direção de Arte.

Na oficina de Roteiro você vai ter a oportunidade de entender do processo de criação até o tratamento final do seu roteiro deixando-o pronto para gravar.

A oficina de Fotografia busca a compreensão da luz e suas possibilidades de captura através de iluminação cênica, conhecimento dos equipamentos disponíveis no mercado, enquadramentos e texturas.

A oficina de Produção tem como objetivo apresentar as várias faces deste processo e sua importância para a realização do seu filme, pois é através desta etapa que depende o trabalho de toda a equipe do seu filme, como o diretor, o cenógrafo, a direção de arte, a direção de fotografia, o maquiador, motorista, etc.

A oficina de Direção lhe apresenta as diretrizes para captação das imagens do seu filme, dando dicas de como organizar o seu roteiro técnico e suas infinitas possibilidades de realização, seja com alto ou baixo orçamento.

Na oficina de Sonoplastia o importante é a sensibilidade, entender o quanto o som de uma porta batendo, ou pegadas faz diferença em uma cena, além de ser ainda mais valorizada através de uma boa trilha sonora. Nesta oficina conheceremos os tipos de microfones e equipamentos necessários para uma boa qualidade sonora.

A oficina de Montagem é onde a magia do cinema acontece, onde todas as imagens ganham forma e lógica. Nesta oficina você vai conhecer os programas disponíveis para edição não-linear e as técnicas de montagem mais conhecidas.

Na oficina de Direção de Arte você vai conhecer a recriação do tempo cenográfico. Detalhes da construção de cenários e objetos de cena.

Todas as oficinas vão gerar um certificado de 20 horas cada, que poderá ser impresso pelo aluno. Estas oficinas serão realizadas no próprio site e monitoradas por profissionais de reconhecimento no audiovisual nacional. A inscrição é feita no site sem nenhuma restrição.

Pixelando – Ciclo de Debates e Oficinas de Audiovisual

Durante os dias 06 à 09 de setembro de 2012, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna é realizado o Pixelando ciclo de debates e oficinas de audiovisual, tendo em sua programação, a exibição de três filmes que fazem parte do conteúdo programático dos vestibulares da UFBA e UESB, o Workshop sobre a Programadora Brasil, uma palestra sobre o papel das associações no fortalicemtno do setor audiovisual, uma mesa de debates sobre o Cineclubismo, além de exibições de curtas produzidos na região. O evento é gratuito, sujeito a lotação do espaço. Para ter acesso aos workshops, mesas de debates e exibições dos filmes é necessário chegar com uma hora de antecedencia para se credenciar e garantir a vaga.

O Pixelando Ciclo de Debatas e Oficinas de Audiovisual é uma realização  do Núcleo de Produções Artísticas e da Panorâmica Produções,  com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, por meio do Edital da Demanda Espontânea de 2011.

Realização:

Voo Audiovisual e Nuproart