Notícia

“Podemos” é o tema do 5º FECIBA – Festival de Cinema Baiano

Podemos!”. Este é o tema central do V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que focará no âmbito da construção de políticas públicas para o audiovisual nacional e na regionalização como um fator importante para o respeito à diversidade identitária na Bahia, buscando entender as possibilidades de incentivo cultural às cidades do interior do estado, levando em consideração que o fomento à infraestrutura local é uma das principais metas do Plano Nacional de Cultura.

Banner - FECIBA 5

O tema vem fortalecer o movimento iniciado na edição passada, cujo mote central foi “A revolução vem do interior”. Para o Produtor executivo do festival, Edson Bastos, um dos objetivos é a busca pelo empoderamento regional no processo de produção e divulgação da cultura na Bahia. “Queremos debater como podemos transformar a nossa realidade social e construir políticas públicas para o Audiovisual que mostre a cara do nosso país e principalmente do nosso estado, sem precisar abusar do estereótipo, mostrando como ele é de fato, diverso”, afirma Bastos.

Para dialogar com o tema, o V FECIBA promoverá uma mesa redonda que discutirá sobre as novas formas de produção, distribuição e exibição – a exemplo dos coletivos, que priorizam a experimentação, o processo, a criatividade e, fundamentalmente, representam o encontro de profissionais dispostos ao novo e a criticidade do que está posto.

A mesa pretende ainda, entender como todas estas demandas influenciam ou deveriam influenciar na construção de um mercado que valorize o papel do trabalhador na área audiovisual. Já estão confirmadas as presenças de Diretor Geral do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia, José Araripe Cavalcante Junior e do Diretor da DIMAS/FUNCEB – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Marcondes Dourado.

O V Festival de Cinema Baiano será realizado entre os dias 07 e 13 de junho no Cine Santa Clara em Ilhéus-BA conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.