Notícia

O cantor Sócrates Rocha lança o videoclipe Retrovisor

Produzido pela Voo Audiovisual, o videoclipe Retrovisor marca o lançamento do single que faz parte do EP Fora da Curva do cantor Sócrates Rocha. Foi filmado nas rodovias BA-026 (no entroncamento entre Santo Amaro e São Francisco do Conde), na BR-324 e em Salvador-BA (Av. ACM e Av. Paralela). É um clipe romântico, que acompanha um flerte efêmero e simboliza diversas experiências vividas no trânsito entre desconhecidos que provavelmente nunca mais se reencontrarão e como essas experiências podem ser instigantes.

Sócrates – cantor | Foto: Brenda Matos

Sócrates, de Bom Jesus da Lapa-BA, começou a produzir discos regionais, fez a produção de um CD comemorativo aos 500 anos do Rio São Francisco com diversos artistas da região que se chamou Nobre Barranqueiro. Depois, juntamente com Carlos Vilela e Régila Leite, fez o CD o Doce e o Sal. No ano de 2014 produziu seu primeiro álbum solo (O que me resta). Recentemente está com três produções já gravadas pronto para a divugação: O EP Fora da curva; o álbum duplo em homenagem a romaria do Bom Jesus, Auto da Romaria, em parceria com o poeta João Filho e o álbum Pequenos Tesouros Portáteis. Para Sócrates, “o videoclipe (o primeiro) foi uma super produção. Henrique e Edson foram de extrema competência e sensibilidade, conseguiram traduzir o contexto da canção para uma coisa maravilhosa. Acredito que encantará a todos que assistirem.”

Henrique Filho – diretor | Foto: Brenda Matos

Edson Bastos – diretor | Foto: Brenda Matos

Dirigido por Henrique Filho e Edson Bastos, o maior desafio para a realização do clipe eram as filmagens de dois carros em trânsito, tanto em rodovias quanto dentro da cidade e, ainda, utilizar drone nesses cenários tão movimentados. “Desde o início detectamos que estes cenários seriam o nosso maior desafio. A idéia era aproveitar locações que estão em nossa volta. Temos muitas paisagens bonitas nas BRs e BAs e, em contraste, ambientes mais pesados como a avenida Paralela em Salvador. E essa transição de cenários, fortalece ainda mais a narrativa de encontros e desencontros destas duas pessoas”, afirma o roteirista e diretor Henrique Filho.

O diretor e produtor executivo Edson Bastos conta que “a maior da dificuldade foi conseguir atingir as especificidades dos carros, porque eles também eram personagens. Portanto, não poderia ser qualquer carro. E ficamos muito satisfeitos quando vimos o resultado final e como os carros e cenários foram bem aproveitados nas imagens”. O projeto demonstra a demanda de produção de videoclipes também de artistas do interior do estado. São muitos artistas, com gêneros diversos que querem apresentar, além de seus trabalhos musicais, sua estética visual.

Foto: Brenda Matos

Manu Santiago – atriz | Foto: Brenda Matos

O clipe contou com a participação da atriz Manu Santiago e, para ela, “participar do video clipe foi uma experiência muito prazerosa e divertida! É o meu primeiro trabalho com a Voo Audiovisual. Edson e Henrique conduziram a direção de uma maneira muito generosa e sensível. Aliás, foi uma equipe muito harmoniosa! E o resultado não poderia ser outro.. um produto belo e de qualidade. Sou grata!”. Atriz, arte-educadora, palhaça e produtora, Manu se formou no Curso Livre de Teatro do SESC BA (2007) e integrou por 5 anos (2007-2011) a Companhia Teatral A Outra, na época, grupo residente do Teatro Vila Velha, em Salvador-BA, desde então, transita em vários projetos da área teatral, audiovisual e TV. É criadora e produtora do Atelier Artístico Chegança, coletivo teatral e de produção artística, além de arte educadora do Stripulia, grupo de teatro para infância e juventude, que desenvolve trabalhos em arte-educação, há quinze anos.

O videoclipe foi lançado no dia 20 de setembro, no canal do youtube do cantor.

Veja abaixo o videoclipe Retrovisor.

Ficha Técnica do Videoclipe

Realização: Voo Audiovisual
Atriz: Manu Santiago
Roteiro: Henrique Filho
Direção: Edson Bastos e Henrique Filho
Produção Executiva: Edson Bastos
Direção de Produção: Viviane Jacó
Assistente de Produção: Erika Moreira
Platô: Danilo César
Maquiagem e Figurino: Laísa Eça
Diretor de Fotografia: Gabriel Teixeira
Assistente de Fotografia: Danilo Umbelino
Drone: Ivo Lima
Foto Still: Brenda Matos
Design: Kaula Cordier (Cavalo)
Edição: Henrique Filho
Color Grading: Diego Ribeiro Barbosa e Tito Oliveira
Finalização: Griot Filmes
Social Mídia: Mel Andrade

Agradecimentos: Alessandra Pastore, Alessandro Neri, Cecilia Amado, Capitão Ferreiro, Dona Anônia, Hellen Sampaio, Jailson Moreira, Juliana Maceió, Mauricio Martins, Ramon Sampaio , Succa Ateliê (Succa) e Tiago Tao.

Ficha Técnica da Música

Intérprete: Sócrates
Composição: Sócrates Rocha e João Filho
Músicos: Beto Martins (bateria), Peu Bass (baixo), Luisinho Lacerda (teclados) e Segundinho (guitarras e violões)
Produtor e Programações: Osvaldo Segundo (Segundinho)
Vocais: Pablo Pitombo e Thor Jr.
Mixagem: Ricardo Valverde
Masterização: Carlos Freitas – Classic Master