Notícia

NEOJIBA realiza a trilha de O filme de Carlinhos

O curta-metragem O filme de Carlinhos, dirigido por Henrique Filho e produzido pela Voo Audiovisual, tem a trilha sonora original realizada em parceria com o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. O filme conta a história de Carlinhos (Davi Lisboa), garoto sonhador e apaixonado por cinema, que quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim (Fernando Fulco), Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.

O Produtor Executivo, Edson Bastos afirma que pensou na possibilidade da parceria quando vislumbrou um mesmo objetivo entre o filme e o NEOJIBA. “O curta fala sobre o sonho de fazer aquilo que se ama, e em ambos os casos, a arte, seja por meio da música ou do cinema, é a mola propulsora que leva esses jovens a serem os protagonistas das suas histórias”.

OFDC - Trilha NEOJIBA 1 - Foto Henrique Filho

NEOJIBA
Foto: Henrique Filho

Aline Falcão, Jamberê Cerqueira e Caio Azevedo, integrantes do Grupo de Composição do NEOJIBA, realizaram a tarefa de compor uma trilha original. O grupo criou 13 faixas que foram gravadas por integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia, tendo como regente Yuri Azevedo. “A gente soube que foi uma proposta de parceria, passada por Eduardo Torres, nosso diretor musical, então foi interessante porque a gente abraçou a proposta em equipe e aqui no NEOJIBA isso é muito forte, a construção coletiva.  E quando a gente foi se envolvendo com a idéia, com os sentimentos e com o próprio filme, foi tudo contagiante e mergulhamos nesses sentimentos. É uma experiência nova, é a primeira vez que pelo menos eu estou trabalhando com trilha. Nasceu e foi tudo muito rápido, então teve esse fogo, uma coisa de criatividade, de desejo e de vontade de fazer”, afirma Aline, integrante do grupo de composição.

OFDC - Trilha NEOJIBA 4 2

Integrantes do Grupo de Composição: Caio Azevedo, Jamberê Cerqueira e Aline Falcão
Foto: Henrique Filho

O Diretor do filme Henrique Filho conta que ficou emocionado ao acompanhar o processo de gravação, que contou com 40 músicos e aproximadamente 20 tipos de instrumentos diferentes. “Realmente não imaginava que seria possível, mas sentia um forte desejo que a trilha deste curta fosse orquestrada. Acho que tem a cara do projeto e com a concepção de linguagem que o curta pede. E fiquei muito orgulhoso pelo trabalho realizado pelos compositores. A trilha ficou realmente muito emocionante, assim como a dedicação, organização e o trabalho de todos os envolvidos do NEOJIBA.”.

Sobre NEOJIBA: Programa prioritário do Governo da Bahia e pioneiro no Brasil, gerido pelo Instituto Ação Social Pela Música – IASPM, com manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES e apoio do Teatro Castro Alves, o NEOJIBA é fundamentado no “El Sistema”, reconhecido programa venezuelano criado em 1975 e que hoje conta com mais de 350 mil jovens e crianças e mais de 180 orquestras em todo o país. O diretor-fundador do NEOJIBA é o músico baiano Ricardo Castro.

Sobre o Grupo de Composição do NEOJIBA: Foi criado em 2012, conta com 03 membros e realizou apresentações no TCA. O Grupo de Composição oferece aos músicos a oportunidade de se capacitar e ter experiência prática em outras áreas da atividade musical que não apenas a performance.

OFDC - Trilha NEOJIBA 3 - Foto Henrique Filho

Regente: Yuri Azevedo

O curta, ainda em finalização, tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2014, foi selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2012, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e é uma realização da Voo Audiovisual.